Papo de Maria sem mistério - Autismo e alimentação

Texto escrito por uma mãe de criança com espectro autista com explicações e dicas para quem tem um filho que precisa de cuidados diferenciados.

 

AUTISMO: A dura tarefa para driblar a seletividade e a intolerância alimentar e os custos altos das dietas disponíveis.

No dia a dia da família e do cuidador de crianças, jovens e adultos atípicos, a nossa nada mole vida chega a ser desafiadora.

Entre os diversos produtos disponíveis nas prateleiras de supermercados, padarias ou no cardápio de lanchonetes e restaurantes nunca tem o que se recomenda para uma dieta saudável para a pessoa com autismo ou síndromes diversas.

Dietas milagrosas se encontram aos montes na internet e ainda as cientificamente comprovadas também estão à disposição de todos. Mas espera um pouco: somente as informações e protocolos de alimentação.

Na hora de fazer um orçamento para adotar alguma dessas dietas, o custo na grande maioria das vezes não cabe no bolso da família.

O fato é que já está comprovado que a alimentação de qualidade, menos industrializada e o mais natural possível, é benefício para todos da família e não só para o membro atípico.

Para uma mãe atípica que já sabe que nada é fácil e tudo é sempre muito custoso e exaustivo, simplificar tem sido uma forma saudável de preparar os alimentos para seu filho.

Menos é mais:

Menos condimentos, corantes, acidulantes, gorduras hidrogenadas, açúcares, principalmente os refinados, lactose, glúten, dentre outros...

Mais produtos que venham da terra, e sempre o menos industrializado possível.

Segue aqui dicas de uma mãe que podem driblar o custo e a dificuldade em encontrar os produtos. Ela viu melhoras significativas na saúde não só de sua cria, mas também de toda a família.

Troque o açúcar refinado pelo Demerara, Orgânico ou Mascavo: você vai descobrir que apesar de serem mais caros, você vai usar menos e o sabor fica muito mais agradável.

Bolos e pães com farinha de arroz e tapioca são deliciosos!

Substitua o pão pela Tapioca, pela mandioca, e até mesmo pela batata doce. Além de saciar, para aqueles que tem compulsão alimentar, é rico em fibra, ajudar a proteger o estomago.

A pizza de farinha de arroz é uma delícia!

O Chocolate 60% cacau é mais saudável, e assim como o açúcar, só parece mais caro. Você não precisa de muito para chegar a dose certa do sabor. Com ele você pode fazer um brigadeiro mais saudável e com menos açúcar.

O leite de Inhame é uma delícia e você ainda pode fazer o famoso creme que substitui perfeitamente e até supera muitas marcas de iogurtes disponíveis no mercado. Basta apenas acrescentar frutas vermelhas, mamão com banana e bater no liquidificador numa consistência cremosa.

O Leite de Coco é uma delícia para aqueles que apreciam um bom milkshake!

Mantenham seus filhos sempre que puder, longe de biscoitos recheados, refrigerantes, conservantes e químicas desenvolvidas pela indústria alimentícia.

Enfim, o menos é sim muito mais!

Muito mais saúde no que se refere ao funcionamento do aparelho gastrointestinal. E já sabemos que qualquer desarranjo é motivo para desencadear crises em nossos filhos. Desta forma você mantém seu filhote o mais distante possível dessas drogas lícitas que sequer cogitam serem extremamente tóxicas para o organismo deles. Mas são! Inclusive para nós mesmos.

Veja sobre “Tipos de açúcares” em: https://www.lemanjue.com/blog/2019/7/31/entenda-a-diferena-entre-os-tipos-de-acar

Demerara - O demerara e o mascavo passam por um processo de produção bem semelhante. O diferencial é que o demerara é levemente refinado, no entanto, não recebe nenhum aditivo químico. Também conserva todas as propriedades nutricionais, similares às do mascavo. E ainda tem uma vantagem sobre este: não altera o sabor dos alimentos. É um dos açúcares mais caros existentes no mercado.

Orgânico - O grande diferencial é que cana-de-açúcar usada na fabricação do açúcar orgânico é cultivada sem adubos, fertilizantes químicos e agrotóxicos. Todas as etapas do processo – desde o preparo do solo até a fabricação do produto – seguem o conceito de sustentabilidade ambiental. Inclusive a embalagem é biodegradável. As propriedades nutricionais são semelhantes às do açúcar mascavo: 20 calorias em uma colher de chá de açúcar.

Mascavo - Obtido a partir da cana-de-açúcar, diferencia-se do açúcar refinado por não passar pelo processo químico de branqueamento, refinamento e adição de conservantes. Com isso, conserva todos os nutrientes, sais minerais, vitaminas, fibras e proteínas. É rico em cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo. Por ser um alimento integral, possui alto valor calórico: 90 calorias em cada 100 gramas.

PÃO SEM GLÚTEN COM FARINHA DE ARROZ

Veja essa deliciosa receita em: https://www.tudogostoso.com.br/receita/180154-pao-sem-gluten-com-farinha-de-arroz.html .

 

PIZZA DE FARINHA DE ARROZ

Veja essa deliciosa receita de pizza em: https://receitanatureba.com/massa-de-pizza-com-farinha-de-arroz/ .

 

LEITE DE INHAME

Ingredientes:

1 kg de inhame médio;

Modo de Preparo:

Descasque os inhames, lave-os, acrescente água até cobrir todos e leve para cozinhar em uma panela destampada. (não se recomenda tampar a panela no cozimento de inhames);

Quando estiverem cozidos (você pode testar com um garfo), apague o fogo e escorra;

No liquidificador coloque os inhames e acrescente pouca água (o suficiente para fazer uma pasta bem cremosa);

Despeje o conteúdo em forminhas de gelo, embale com insulfilme e leve ao congelador.

Está pronto o seu leite.

Na hora de servir é só acrescentar água e as pedras de gelo na quantidade e textura que você desejar e fazer seu leite, vitamina ou creme.

 

CREME DE INHAME

Use os cubos congelados de inhame da receita anterior e bata com frutas da sua preferência;

Se for adoçar, use mel, melaço, açúcar mascavo, demerara ou orgânico.

 

LEITE DE COCO

Ingredientes:

4 Cocos secos e frescos;

1 Litro de Água

Modo de Preparo:

Quebre os cocos ao meio e retire a polpa;

Corte em pedaços menores, lave e reserve no copo do liquidificador;

Acrescente 1 litro de água;

Bata tudo até que todo o coco esteja esfarelado;

Coe com uma peneira ou pano;

Reserve o bagaço para fazer sobremesas, bolos, e até farinha.

Embale o leite em um jarro de vidro.

Dura cerca de 48 horas na geladeira.

 

Angel (Angela Maria da Silva) – 31/08/2021.